Cecílio Elias Netto lança segundo livro de trilogia, nesta quarta (27)

26/07/2016 15:39

O livro “Piracicaba, um rio que passou em nossa vida”, do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, 76, será lançado às 20h, desta quarta-feira (27), no Teatro Municipal Erótides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba (SP). 

A publicação bilíngue é o segundo livro da trilogia em homenagem aos 250 anos do município (SP), que será comemorado em 2017. O primeiro, “Piracicaba que amamos tanto”, foi lançado em março de 2015, e o terceiro, “Piracicaba, a Doçura da Terra”, está previsto para o próximo ano. 

A organização foi realizada pelo Icen (Instituto Cecílio Elias Netto), com edição da B2 Comunicação. O livro está dividido em oito capítulos e tem como proposta, conforme o autor, a possibilidade em dar uma visão ampla sobre o manancial que deu nome à cidade. A obra foi viabilizada por incentivos de patrocinadores e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em um repasse de R$ 424.589,00, conforme apurado pela reportagem da Matéria Emplacada.

Conforme a apuração foram impressos inicialmente três mil exemplares, sendo que 50% serão distribuídos para bibliotecas, centros culturais, escolas de Piracicaba e região e outras instituições ligadas a âmbitos culturais e educacionais, e 20% dos livros será vendido no valor de R$ 50,00.

A obra ainda dá destaque aos bairros localizados na beira rio, nas áreas urbana e rural, como o bairro Tanquã, localizado em uma região que remete ao Pantanal mato-grossense. No evento de lançamento, será apresentado um vídeo documentário, sobre o bairro.

As imagens utilizadas na composição do livro, que apresenta em diferentes décadas, são colaborativas de fotógrafos piracicabanos e do próprio acervo do jornalista. Muitas delas foram divulgadas em alto relevo.

No último dia 21, o autor apresentou o livro à imprensa. Na ocasião, Elias Netto declarou seu amor ao rio, afirmando que ele “não é de todos, mas sim, de cada um”. “Em meu entender, a paixão é pessoal. Assim, cada pessoa tem sua própria experiência com o rio em sua vida. O amor coletivo é somatório desse amor individual”, afirmou. 

Ao Matéria Emplacada, ele ressaltou que seu relacionamento com o rio Piracicaba ocorre desde criança. “O rio é o fundamento de tudo, a causa primeira, o ponto de partida. Meu pai me dizia, não sei se apenas para me agradar, que enterrou meu umbigo à margem do rio. Quero acreditar nisso e, assim, há o sagrado do rio em minha vida”, ressaltou Elias Netto. 

“O rio é nossa pia batismal. Tudo o que somos resulta dessa fertilidade e inspiração que o rio nos proporciona. Sem o rio Piracicaba, seríamos um povo, uma cidade, um município diferente, mais pobres”, salientou o autor. 

Serviço - Lançamento do livro “Piracicaba, um rio que passou em nossa vida”. Quarta-feira (27), às 20h, no Teatro Erotides de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central, Piracicaba /SP). Informações: (19) 3413-8526.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME