Arte e água na XV

07/08/2014 05:48

“Água que nasce na fonte serena do mundo, e que abre um profundo grotão. Água que faz inocente riacho, e deságua na corrente do ribeirão”.

Este trecho da música ‘Planeta Água’ do cantor e compositor Guilherme Arantes, pode ser visto nos muros entorno da Secretaria Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) de Piracicaba (SP), no projeto “Arte e Água: Fontes da Vida”, inaugurado na manhã deste sábado (09).

Artistas piracicabanos, como Germano Goes, Elaine Parra, Marcos Sabadin, Diógenes Severo, Tarciso Lorena e Marcelo Araújo, sob curadoria de Laércio Moretti, pintaram sete painéis do local.

Baseado no projeto “Colorindo a Saudade”, em que artistas revitalizaram os muros do Cemitério da Saudade, o SEMAE teve parceria com a Secretaria da Ação Cultural (SEMAC), a partir da uma reunião com a titular da secretaria, Rosângela Camolese. “Abordamos vários assuntos, entre eles, a ocupação dos espaços para que os artistas pudessem ter a oportunidade de fazer seu trabalho. Nesta conversa surgiu este espaço do SEMAE, há exemplo do cemitério da saudade, onde todos aprovaram”, destacou o presidente da autarquia Vlamir Schiavuzzo à Matéria Emplacada.

Durante a solenidade de descerramento da placa inaugural, Rosângela Camolese lembrou o ano de 2006, em que artistas pintaram os muros da Praça da Sapucaia. “Direcionamos ações para colocar Piracicaba em torno da cultura”, disse. Rosângela garantiu também que “a cada três anos temos que retocar as pinturas dos muros”.“Esta é uma marca da nossa autarquia. É um orgulho estar frente ao SEMAE”, manifestou Schiavuzzo.

Já o prefeito municipal Gabriel Ferrato (PSDB), elogiou o trabalho feito. “É uma equipe que trabalha com liberdade para criar. Nós temos a obrigação de valorizar espaços urbanos. Na primeira semana de governo, me reuni com Lauro Pinotti (diretor do Ipplap - Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), e disse para que estabelecêssemos estruturas que valorizassem determinados espaços”, afirmou Ferrato.

Segundo o Prefeito, isto não foi possível devido o Ipplap estar ocupado com o Plano Diretor de Piracicaba. “Então lanço este desafio para a SEMAC”, 

concluiu.

A sede do SEMAE fica na rua XV de novembro, 2200 – Bairro Alto.

 

 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz 

Foto: Reinaldo Diniz